F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - MAR 20\IDLIB - 04..jpg
«The Turkish regime has found a new way to invest in terrorism to serve its Ottoman expansionist illusions in the region through transferring its mercenaries and terrorists from Syria to Libya to exacerbate the security situation in it and to usurp its resources. U.S. Bloomberg News Agency mentioned that an official at the Turkish regime and another one from the Government of National Accord (GNA) in Libya revealed that a number of Erdogan’s mercenaries in Syria will be transported to Libya». – https://www.gospanews.net/en/2019/12/30/libya-arrived-300-jihadists-turkish-backed-at-260-miles-from-italy-for-2500-month/;
África SubsaharianaArtículosDestacadosMundo árabe/musulmán

De donde parte del caos y el terrorismo impuesto por la III Guerra Mundial

ONDE SE ESVAI PARTE DO CAOS E DO TERRORISMO IMPOSTO PELA IIIª GUERRA MUNDIAL

…”As Administrações Bush e Obama seguiram esta estratégia: destruir as estruturas estatais de regiões inteiras do mundo. A guerra dos EUA já não tem como objectivo vencer, mas durar (a «guerra sem fim»).

O Presidente Donald Trump e o seu primeiro Conselheiro de Segurança Nacional, o General Michael Flynn, puseram em causa esta evolução sem conseguir alterá-la. Hoje em dia, os defensores da teoria Rumsfeld/Cebrowski prosseguem os seus objectivos não tanto através do Secretariado da Defesa mas mais através da OTAN”… (https://www.voltairenet.org/article209454.html).

 

01- Mais um ciclo de operações militares se fechou agora sobre a bolsa de caos, terrorismo e desagregação de Idlib, no noroeste da Síria (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/a-siria-uma-ampulheta-viva-na-mudanca.html) e com ele, há factos que são incontornáveis: (https://actualidad.rt.com/opinion/alberto-rodriguez-garcia/343713-idlib-ultimo-bastion-yihadismo-siria).

. As Forças Árabes Sírias libertaram a autoestrada M-5 que liga Damasco a Alepo, limpando além do mais suas imediações no sentido oeste;

. As Forças Árabes Sírias avançaram de sul para norte na bolsa de Idlib, aproximando-se da autoestrada M-4, que liga Alepo a Latakia;

. As principais ligações que percorrem o país e possibilitam o movimento e as comunicações entre as principais cidades, estão em vias de ser, sem remissão, libertas pelo governo sírio;

. As Forças Árabes Sírias fizeram-no enfrentando coligações não declaradas dos agrupamentos terroristas que tutelam a região sob a égide das Forças Armadas Turcas (a Turquia possui a 2º maior força militar da NATO), às quais foram sendo infligidas baixas significativas, reduzindo à impotência os esforços da Operação Escudo da Primavera (o Presidente Erdogan confirma a morte de 59 efectivos turcos)… (https://southfront.org/59-turkish-soldiers-were-killed-in-idlib-during-last-month-erdogan/).

. As Forças Armadas Russas podem garantir a qualquer momento um conjunto integrado de dispositivos que neutralizam as capacidades electrónicas do inimigo, reduzindo-o à completa inoperância… (https://www.voltairenet.org/article209438.html; https://www.voltairenet.org/article206197.html);

. Continua a deliberada propaganda, a múltiplos níveis, por parte do império da hegemonia unipolar contra o resistente estado sírio, no sentido de enganar a opinião pública internacional sobre o carácter desse estado, sobre o seu comportamento face aos desafios artificiosos que lhe firam impostos e sobre tudo o que se passa na Síria. (https://www.fort-russ.com/2020/03/major-syrian-army-uncovers-terrorist-chemical-weapons-workshop-in-western-aleppo-video/?utm_medium=ppc&utm_source=wp&utm_campaign=push&utm_content=new-article; https://www.globalresearch.ca/douma-whistleblowers-respond-opcw-attacks/5706111).

A corrente pausa da confrontação foi obtida com mais um Acordo que se juntou a outros anteriores, desta feita celebrado em Moscovo (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/05/russia-anuncia-cessar-fogo-com-a-turquia-no-norte-da-siria.ghtml): dum lado há a coerência (e o avanço) da aliança síria-russa-iraniana e do outro, de ilusão em ilusão, de manipulação em manipulação, de propaganda em propaganda, de cosmética em cosmética, o caos e o terrorismo com arquitectura e engenharia agora da Turquia, que continua a esvair-se, corroendo o carácter da própria NATO!… (https://www.resistir.info/asia/escobar_22jan20.html).

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - MAR 20\IDLIB - 01..jpg

“Com um prazer sardónico, o Kremlin encenou a rendição da Turquia: a delegação turca está de pé, contrariamente ao que é habitual em que se providencia cadeiras aos hóspedes; nas suas costas, uma estátua da Imperatriz Catarina, a Grande, lembra que a Rússia estava já presente na Síria no século XVIII. Finalmente, os Presidentes Erdoğan e Putin estão sentados em frente a um pêndulo comemorativo da vitória russa sobre o Império Otomano” – https://www.voltairenet.org/article209454.html;

 

02- O governo de Erdogan está a provar por isso as múltiplas contradições do próprio labirinto de sua superestrutura ideológica e de sua prática que está longe de fazer a avaliação imprescindível da correlação de forças no terreno e do pesadelo que constituem as suas alianças: (https://southfront.org/great-idlib-rebranding-and-turkish-victories-over-russian-air-defense/; https://www.euractiv.com/section/global-europe/news/assad-accuses-erdogan-of-close-ties-to-muslim-brotherhood/).

. A nível interno está a braços com uma severa crise económica e financeira que atinge todo o tecido social da Anatólia, provocando um cada vez maior desgaste na credibilidade do poder, que não pode ser compensado com a propaganda das vitórias a sul, muito menos quando a propaganda assume as raias da extravagância; (https://www.terra.com.br/economia/crise-turca-e-mistura-de-imprudencia-economica-e-autoritarismo-populista,6ff298bf4ffcd9dfcf864adc3f33e069ji2utwh1.html).

. A nível externo, “branqueando os factos”, a propaganda mesmo face às evidentes perdas de território, procura uma saída que não há, pois caos e terrorismo, por muito “moderados” que os pintem, jamais se poderão assumir sob uma camaleónica capa “mutante”, de ocasião em ocasião, entre cada guerra e cada cessar-fogo. (https://www.globalresearch.ca/video-syrian-army-recaptures-saraqib-erdogan-forces-syrian-turkish-conflict-idlib-intensifies/5705367).

O governo Erdogan está assim remetido a um beco sem saída com a sua presença em Idlib e na Síria (https://www.al-monitor.com/pulse/originals/2020/02/turkey-syria-russia-idlib-collapse-erdogans-foreign-policy.html), remetido a processos defensivos que não possuem consistência suficiente, pois caos e terrorismo trazem em si a inconsistência psicológica de onde não há saída a não ser a rendição! (https://www.counterextremism.com/content/muslim-brotherhood-turkey).

A única saída que o estado turco possui face ao labirinto que contribuiu para criar, é aceitar as premissas que se estendem desde a China e a Rússia (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/01/11/ahi-esta-la-iii-guerra-mundial/), sob pena de ser também atingido pelo espectro de caos, terrorismo e desagregação que afecta Médio Oriente Alargado e África, ainda que Erdogan seja um “Islamic brotherhood”! (https://www.mjmenergy.com/MZINE/2007/np.htm).

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - MAR 20\IDLIB - 02..jpg

“Le Monde: SÍRIA: PERIGOSA ESCALADA EM TORNO DE IDLIB – Pelo menos 33 soldados turcos foram mortos, quinta-feira 27 de Fevereiro, em Idlib, no Noroeste da Síria, pelas forças de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa; Em represália Ancara bombardeou posições sírias e ameaça os Europeus de permitir um afluxo de refugiados em direcção ao Ocidente; Cerca de 900. 000 pessoas, das quais 80 % de mulheres e crianças, fugiram dos combates na região de Idleb desde Dezembro de 2019” – https://www.voltairenet.org/article209415.html;

03- O acordo de Moscovo que entrará paulatinamente em vigor, terá como corolário a 15 de Março de 2020 o início do patrulhamento da M-4, entre Alepo e Latakia, por unidades comuns russas e turcas. (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/putin-salva-erdogan-de-si-proprio.html; https://southfront.org/opposition-supporters-protest-on-m4-highway-ahead-of-joint-russian-turkish-patrols-videos/).

O acordo deixou em aberto o pronunciamento dos agrupamentos terroristas que a Turquia se esforça agora por unir num Comando único, sem que eles renunciem à devassa contra a Síria e quando uma diminuta parte do território por si controlado se situa a sul dessa autoestrada… (https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2020030615301420-acordo-entre-russia-e-siria-protegera-populacao-e-militares-turcos-diz-erdogan/).

Com uma bolsa de Idlib cada vez mais reduzida, a nova armadilha está montada e, sem ilusões, o que se espera é que o cosmético Comando único (agrupamentos das forças terroristas) que não cauciona o Acordo, produza acontecimentos que levarão as Forças Árabes Sírias a uma nova tensão, que pode levar a uma escalada ainda maior se comparada à deste período último que se fechou. (https://www.globalresearch.ca/indepthreport/syria-nato-s-next-war).

O argumento da Síria é mais que suficiente: trata-se do seu território e as forças componentes de Idlib existem ilegítima e ilegalmente em solo nacional, pelo que a qualquer momento podem ser sujeitos, à mínima provocação, a nova ofensiva! (https://www.fort-russ.com/2020/03/in-depth-interview-with-assad-we-will-liberate-idlib-from-erdogans-muslim-brotherhood-terrorists/).

 

04- A situação permite uma pausa que leva ao limpar das armas, à tentativa de consolidação das posições, ao rearmamento e ao reequipamento de ambos os lados do front.

F:\INFORMAÇÃO\SÍRIA\SÍRIA - IDLIB - 2020\IDLIB - 09 MAR 20 - 02..jpg

Mapa produzido pelo South Front comparando as situações a 1 de Setembro de 2015 e a 9 de Março de 2020 – https://southfront.org/;

Da última batalha estão-se a fazer balanços e avaliações importantes na previsão dos futuros acontecimentos.

A Rússia contém reservas que poderão vir a ser implicadas, visando sobretudo a neutralização electrónica do poder do campo inimigo, que notoriamente jamais conseguiu o domínio do ar, apesar de ter derrubado algumas aeronaves sírias e clamar a destruição de 8 unidades antiaéreas Pantsir. (https://orientalreview.org/2020/02/25/chess-grand-master/).

As Forças Armadas Turcas provaram a eficácia dessas armas russas que as limitaram e condicionaram, a ponto de impedir contraofensivas sobre a autoestrada M-5, o principal objectivo das Forças Árabes Sírias durante o período. (https://southfront.org/turkish-led-forces-attack-saraqib-as-syrian-army-advances-on-afis-map-update/).

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - MAR 20\IDLIB - 04..jpg

«The Turkish regime has found a new way to invest in terrorism to serve its Ottoman expansionist illusions in the region through transferring its mercenaries and terrorists from Syria to Libya to exacerbate the security situation in it and to usurp its resources. U.S. Bloomberg News Agency mentioned that an official at the Turkish regime and another one from the Government of National Accord (GNA) in Libya revealed that a number of Erdogan’s mercenaries in Syria will be transported to Libya». – https://www.gospanews.net/en/2019/12/30/libya-arrived-300-jihadists-turkish-backed-at-260-miles-from-italy-for-2500-month/;

A Turquia está com o jihadismo nas suas mãos (https://www.aljazeera.com/news/2020/02/turkey-erdogan-confirms-sending-syrian-fighters-libya-200221082443159.html) mas, interessada na estabilização a sul de suas fronteiras a fim de evitar sua própria desagregação, poderá evacuar os terroristas para a Líbia, um processo aliás que já começou… (https://www.theguardian.com/world/2020/jan/05/turkish-troops-deploy-to-libya-to-prop-up-embattled-government; https://southfront.org/over-100-turkish-backed-syrian-militants-were-killed-in-libya-report/).

 

05- A Líbia, com todas as tendências para o caos, para o terrorismo e para a desagregação que comporta, ergue-se como um dos próximos horizontes dum novo impacto das doutrinas de Rumsfeld/Cebrowski, afectando toda a África, a sul. (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/08/um-mar-de-morte-martinho-junior.html; https://www.bbc.com/news/world-africa-49971678).

Se eclodir o novo ciclo de combates na bolsa de Idlib, algo que se pode adivinhar, será a autoestrada M-4 o principal objectivo imediato das Forças Árabes Sírias, mas os combates poderão levar até à sede do agrupamento Turquistão Islâmico, Jisr-el-Shugur ou mesmo a Idlib, o que será o fim da bolsa. (https://www.fort-russ.com/2020/03/military-expert-turkey-using-ceasefire-in-idlib-to-reequip-terrorists/).

Se assim acontecer, a Turquia não vai poder adoptar as mesmas posições que até aqui, podendo mesmo implicar-se no combate ao jihadismo na Síria, sem perder o ensejo de transferir os jihadistas para a Líbia, ainda que o faça “por portas e travessas”… (https://eeradicalization.com/muslim-brotherhood-conference-in-istanbul-described-as-disappointing/).

Para a Rússia há no horizonte próximo a necessidade de salvar a Turquia da desagregação, para além do salvamento da Síria e é esse jogo que parece estar já sobre a mesa, até pelo contraditório fluente no interior da NATO, no âmbito da própria União Europeia e na evolução da situação na Líbia, por tabela em África! (https://eeradicalization.com/erdogans-turkey-and-the-muslim-brotherhood-in-africa/).

 

06- África, para além da Líbia, particularmente a África do Sahel até às ricas regiões transbordantes de água e espaço vital a sul, desenha-se como um alvo maior desse jogo de caos, terrorismo e desagregação transcontinental, abrindo espaço a uma “IIª Conferência de Berlim”, fundamentalmente caótica, e desagregadora, vulnerável às redes jihadistas e terroristas! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2019/01/07/africa-dilecto-alvo-neocolonial/).

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - MAR 20\IDLIB - 05..png

Map of Africa’s Militant Islamist Groups – By the Africa Center for Strategic Studies – April 26, 2017 – A review of militant Islamist group activity in Africa over the past year reveals considerable variation and a geographic concentration. – https://africacenter.org/spotlight/map-africa-militant-islamic-groups-april-2017/.

Em África não se está a fazer uma avaliação suficiente da capacidade de manobra do sistema de inteligência do império da hegemonia unipolar na Líbia, com os Estados Unidos à cabeça, ou seja, até que ponto subsiste a manipulação entre contrários, a fim de tornar o atoleiro ainda mais praticável para os interesses das transnacionais do petróleo afins às políticas do “excremento do diabo”! (https://www.globalresearch.ca/benghazi-the-cia-and-the-war-in-libya/5386266; https://www.alaraby.co.uk/english/indepth/2019/4/10/who-is-khalifa-haftar-libyas-cia-linked-rogue-general-turned-warlord).

Sintomaticamente, em África está-se a garantir ao jihadismo as regiões para onde se deslocarão as ondas de impacto do seu caos, do seu terrorismo e da desagregação que comportam, conforme as condicionantes geoestratégicas de manipulação contraditória originária das correntes wahabitas/sunitas da península Arábica e dos enlaces do AFRICOM com o dispositivo de forças europeias, nomeadamente francesas e portuguesas no Mali, no Níger, no Burkina Faso, no Chade e República Centro Africana (http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/05/a-africa-do-caos-e-africa-presa-pelo.html), assim como em relação ao espectro do Boko Haram à volta do quase desaparecido Lago Chade! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/06/a-dialetica-como-arma-geoestrategica-do.html).

Se na África do Oeste se estão a multiplicar os factores de caos, terrorismo e desagregação, o que dá mãos livres ao AFRICOM, às forças francesas agora reforçadas com os portugueses (Mali e República Centro Africana), pelo leste de África a onda jihadista já atingiu Cabo Delgado, a norte de Moçambique! (https://www.crisisgroup.org/africa/west-africa/c%C3%B4te-divoire/b149-lafrique-de-louest-face-au-risque-de-contagion-jihadiste; http://www.rfi.fr/en/international/20200112-france-macron-seeks-legitimise-Sahel-anti-jihad-fight-Pau-summit; https://foreignpolicy.com/2019/05/16/in-africa-all-jihad-is-local/; https://clubofmozambique.com/news/mozambiques-jihadists-terror-group-who-are-they-and-what-do-they-want/; https://www.latestly.com/world/jihadist-attacks-in-mozambique-ahead-of-elections-12-killed-1221087.html; https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/cabo-delgado-e-preciso-melhorar.html).

Os países africanos no geral, têm-se orientado diplomaticamente para relacionamentos do quadro de coligações da NATO no Médio Oriente Alargado, que incluem o sionismo em vigor em Israel, as monarquias arábicas wahabitas/sunitas que possuem franjas de financiamento do jihadismo tendo como eixo a Al Qaeda e a Turquia, membro da NATO que está agora a descoberto nos seus relacionamentos directos com as redes da Al Qaeda conforme o que se pode constatar em Idlib, pondo de lado relacionamentos diplomáticos com países como Iraque e sobretudo a Síria, no fundo os que mais têm resistido aos impactos directos da doutrina Rumsfeld/Cebrowski.

É sintomática a opção dos países africanos e da própria União Africana nos relacionamentos de opção no Médio Oriente Alargado e isso é prova que as suas elites governamentais são extremamente vulneráveis às ingerências e manipulações em curso que obedecem à aparente contradição entre os alinhamentos AFRICOM e o jihadismo financiado a partir das monarquias arábicas wahabitas/sunitas e do governo de Erdogan, agora tão empenhado em transferir jihadistas para a Líbia! (http://www.finalcall.com/artman/publish/Perspectives_1/article_7783.shtml).

África é um corpo inerte, onde o jihadismo está a procurar também depenicar o seu pedaço, conforme às condicionantes do jogo do império da hegemonia unipolar em fase de erosão e declínio!… (https://www.crisisgroup.org/africa/west-africa/c%C3%B4te-divoire/b149-lafrique-de-louest-face-au-risque-de-contagion-jihadiste).

 

07- A doutrina Rumsfeld/Cebrowski (https://orientalreview.org/2019/11/12/the-insoluble-contradictions-of-daesh-and-the-pkk-ypg/) foi concebida com base na implosão da URSS, no fim do bloco socialista europeu, na opressiva quarentena imposta à Revolucionária Cuba e nos acontecimentos que em África no geral e Angola no particular, se foram sucedendo desde 31 de Maio de 1991 (Acordo de Bicesse), até ao 22 de Fevereiro de 2002 (morte de Savimbi). (https://www.voltairenet.org/article197541.html).

De facto em África travou-se a “Iª Guerra Mundial Africana” entre 1992 e 2002, que além do mais foi uma guerra de usura sobre as riquezas naturais do continente (em Angola, como na Serra Leoa e na Libéria, essa extensiva guerra é conhecida como “guerra dos diamantes de sangue”, denunciada por via do Relatório Fowler, da ONU – https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Fowler_(diplomat)), uma “experiência” que sendo alvo de acompanhamento e de estudo, muitos elementos forneceu para os fundamentos da doutrina Rumsfeld/Cebrowski e, sintomaticamente, para a base da criação do Comando África do Pentágono! (https://paginaglobal.blogspot.com/2018/11/em-angola-ha-20-anos-i.html; http://paginaglobal.blogspot.com/2018/11/em-angola-ha-20-anos-ii.html; https://paginaglobal.blogspot.com/2018/11/em-angola-ha-20-anos-iii.html; https://paginaglobal.blogspot.com/2018/12/em-angola-ha-20-anos-iv.html).

A “guerra dos diamantes de sangue” (http://paginaglobal.blogspot.pt/2014/04/a-tripla-fronteira.html), recorde-se, rebentou com as infraestruturas e uma grande parte das estruturas de Angola, irrompeu dolorosamente pelo tecido humano do país levando-o à exaustão, conduziu quase ao colapso o estado angolano e, enquanto choque neoliberal, criou as condições para a terapia neoliberal, cujos resultados mais negativos têm sido consubstanciados nos níveis insuportáveis de corrupção que afectou todo o país, pondo em causa a paz tão duramente alcançada, uma paz que não tem comportado os padrões éticos mínimos de justiça social por que afastou Angola dos seus programas socialistas!… (https://www.odiario.info/outro-virus/).

A “guerra dos diamantes de sangue” foi também uma “guerra nas cidades” algo que tem que ver com os métodos do jihadismo hoje (pode-se repetir em Angola noutros moldes e com outros intervenientes)! (https://eeradicalization.com/how-urban-design-can-help-combat-terrorism/).

A meu ver, está-se longe de se fazer um inventário completo da situação de risco em África (https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2018/07/03/islamist-terrorist-groups-are-turning-their-attention-to-west-africa/), particularmente em função do espaço de manobra alcançado pelo império da hegemonia unipolar, a sua imensa capacidade de manipulação contraditória, a sua guerra psicológica de intensidade e ementas variáveis, os seus interesses sobre sectores primários extractivistas e a sua rede de avassalados dum largo espectro de matizes! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/18-anos-de-excremento-do-diabo.html).

África, por inteiro, está à mercê da doutrina Rumsfeld/Cebrowski!… (http://www.informationclearinghouse.info/53014.htm).

 

Luanda, 13 de Março de 2020.

Comments are closed.