F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - SET 21\IIIª GUERRA MUNDIAL - FAI - 01..jpg
África SubsaharianaArtículosDestacadosImperialismo e InternacionalismoMundo árabe/musulmán

El abismo, los bárbaros y nosotros

O ABISMO, OS BÁRBAROS E NÓS.

A RECUSA DO «HEGEMON» EM ADERIR AOS PROJECTOS DE INFRAESTRUTURAS NA EURÁSIA E ONDE QUER QUE SEJA, PREFERINDO A UTILIZAÇÃO DA FORÇA DAS ARMAS PARA IMPOR UMA VONTADE DE DOMÍNIO SEM ÉTICA, NEM MORAL, É SIMULTANEAMENTE, NO MOMENTO EM QUE UM ENCADEADO DE CRISES ATINGE A HUMANIDADE E O PRÓPRIO PLANETA, UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE E DE DESRESPEITO PARA COM A MÃE TERRA!

“Estou aqui para soar o alarme: o mundo precisa acordar. Estamos à beira de um abismo – e nos movendo na direção errada. Nosso mundo nunca foi tão ameaçado. Ou tão dividido. Enfrentamos a maior escalada de crises em nossas vidas.” – Discurso do secretário-geral da ONU à Assembleia Geral – 21 de setembro de 2021.

Este alerta, ocorre 29 anos depois do discurso do Comandante Fidel na cidade do Rio de Janeiro, a 12 de Junho de 1992 – … “Cuando las supuestas amenazas del comunismo han desaparecido y no quedan ya pretextos para guerras frías, carreras armamentistas y gastos militares, ¿qué es lo que impide dedicar de inmediato esos recursos a promover el desarrollo del Tercer Mundo y combatir la amenaza de destrucción ecológica del planeta? Cesen los egoísmos, cesen los hegemonismos, cesen la insensibilidad, la irresponsabilidad y el engaño. Mañana será demasiado tarde para hacer lo que debimos haber hecho hace mucho tiempo.!

Poderíamos estar tentados em dizer que agora o abismo é à escolha: prefere-se o do aquecimento climático, com todas as profundas alterações que existem no ambiente e na natureza, ou prefere-se o da barbaridade da IIIª Guerra Mundial onde a aristocracia financeira mundial domina pela obstinada difusão de caos, de terrorismo e de desagregação por todo o Sul Global (até começaram a aparecer os mesmos sintomas na “homeland”), ou preferem-se o das ameaças pandémicas, de que ainda só se vai nas primeiras… todavia na verdade todos esses “fenómenos” estão interligados e influenciam-se uns aos outros num nauseante encadeado e são estimulados em função das causas profundas geradas no capitalismo, desde particularmente o período da revolução industrial!

Então e nós?…

Nós, principalmente os do Sul Global, seríamos literalmente o alvo e as vítimas, o corpo inerte onde de uma forma ou de outra, ou de todas elas conjugadas, cada abutre viria impunemente depenicar o seu pedaço, não fora a legítima esperança que a EurÁsia expande até à “península ocidental” e transmite ao resto do mundo!

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - SET 21\IIIª GUERRA MUNDIAL - FAI - 01..jpg

El 12 de junio de 1992, en una Conferencia de Naciones Unidas sobre Medio Ambiente y Desarrollo celebrada en Río de Janeiro, Fidel Castro pronunció un célebre discurso en el que advertía que el modelo de producción capitalista terminaría desencadenando una emergencia medioambiental. Han pasado tres décadas desde aquellas palabras y el cambio climático es hoy una amenaza real para la supervivencia de la especie humana. Mientras la Amazonía y otros pulmones del planeta se consumen en un fuego devastador, resuenan en nuestros oídos aquellas palabras de Fidel. – https://www.txalaparta.eus/es/noticias/manana-sera-demasiado-tarde-el-discurso-en-el-que-fidel-castro-alerto-del-colapso-medioambiental

 

01– O abismo é hoje por demais evidente, tão evidente agora quanto a irracionalidade e a barbárie humana é decorrente dum capitalismo que chegou ao cúmulo dum poderoso e dominador “hegemon” unipolar, de cultura eminentemente anglo-saxónica, elitista e exclusivista, patente desde logo no próprio jogo que implica seus vassalos, aliados, coligações, parceiros e “admiradores”!

Os poderosos do “hegemon” são os expoentes maiores da irracionalidade e da barbárie humana por que ainda que com todos os alertas, nada fizeram e continuam a nada fazer para se evitar o abismo, quando são eles os principais responsáveis, até pelas doses de irracionalidade que herdaram desde o berço das casas bancárias da aristocracia financeira mundial!

No preciso momento em que os Estados Unidos lançaram a doutrina Rumsfeld/Cebrowski, iam-se publicavando os alertas do Comandante Fidel em nome de toda a humanidade, todavia prevalece a IIIª Guerra Mundial com recursos financeiros obscenos, uma agressão que já leva mais de 75 anos do “hegemon” contra o Sul Global, quando hoje é já a encruzilhada face ao abismo!…

O Acordo Climático de Paris, alcançado entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro de 2015, cinco anos depois nem como paliativo vale e as iniciativas que têm havido, têm sido iniciativas desgarradas, por que custa aos poderosos reconhecer que ou há um projecto global que passe rapidamente das palavras aos actos, ou a hora do abismo aperta, já com cada vez mais sinais em evidência, como a pandemia em curso e outras que se desenham no horizonte, centro da atenção dos discursos na 76ª Sessão da Assembleia Geral da ONU!…

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - SET 21\IIIª GUERRA MUNDIAL - FAI - 02..jpg

“Estou aqui para soar o alarme: o mundo precisa acordar. Estamos à beira de um abismo – e nos movendo na direção errada. Nosso mundo nunca foi tão ameaçado. Ou tão dividido. Enfrentamos a maior escalada de crises em nossas vidas.” – https://brasil.un.org/pt-br/145385-discurso-do-secretario-geral-da-onu-assembleia-geral-21-de-setembro-de-2021

 

02– Os bárbaros ao sair do Afeganistão por exaustão financeira e apenas por causa disso, aplicam contudo os recursos para enfrentar aqueles emergentes que trazem soluções multipolares integradas e articuladas, que só se podem levar por diante em paz; os bárbaros afirmam-se obstinadamente em não perder o cariz do que lhes é já genético, em função das casas bancárias da aristocracia financeira mundial, desde as guerras napoleónicas em finais do século XVIII!…

Tanto pior por que na década de 90 do século XX, quando ficaram sós a dominar o mundo, tiveram todas as oportunidades para enveredar pelo multilateralismo no continente EurAsiático, mas preferiram o uso do poder militar sem limites, a ponto de semear “guerras eternas” alimentadas de terrorismo, de caos e de desagregação!

Em 20 anos de guerra no Afeganistão, gastaram 8 milhões de milhões de dólares e provocaram 900.000 mortes, segundo o relatório da Brown University de 1 de Setembro de 2021, propositadamente publicado a essa data tendo em conta a passagem do 20º aniversário do derrube das torres de Nova York, pretexto para o então Presidente George W. Bush mover as forças militares para o Médio Oriente Alargado!

Quando para lá partiram e para o Iraque, em África acenavam com a cenoura da Africa Oil Policy Initiative Group, a 12 de Junho de 2002, por inspiração do “think tank” de dedo israelita que dava pelo nome de “Institute for Advanced Strategic and Political Studies” (cujas páginas já não constam na internet), como se África por tabela não viesse a sofrer as consequências das agressões em cadeia que se sucederam desde a chegada do “hegemon” ao Afeganistão e tiveram réplica há dez anos na agressão à Líbia, que levou ao desmantelamento da Jamairia e à disseminação do caos e do terrorismo por África.

… Hoje a política da “guerra pela guerra” em África extremou-se de tal ordem que, malgrado os sobejos alertas, o “hegemon” digeriu praticamente a FrançAfrique!…

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - SET 21\IIIª GUERRA MUNDIAL - FAI - 03..jpg

O alvo determinado pelo Almirante Cebrowski não é apenas o « Médio-Oriente Alargado », mas todas as regiões não-integradas na economia globalizada. – https://www.voltairenet.org/article213175.html

 

03– Há dez anos, num insulto a toda a África, o Pentágono e a NATO intervieram na Líbia, acabando com a Jamairia e assassinando o Presidente Kadafi, possibilitando desse modo que a jihad islâmica, financiada a partir da coligação das monarquias arábicas wahabitas/sunitas, dilacerasse a Líbia, ganhasse força em todo o Sahel em direcção a sul e justificasse a disseminação das actividades do AFRICOM em todo o continente, em muitas regiões praticamente “à rédea solta”!

A tudo isso juntaram, ao redor do continente, a poder da 6ª Frota, destacada nas bases de Itália, no Mediterrâneo Central, imediatamente a norte da Líbia!

Na internet constam ainda páginas em português que ilustram como a Voice of America “acompanhou” o assassinato de Kadafi, vai em breve fazer dez anos e essas páginas são prova de conspiração e de crime!…

Está lá escrito o que com toda a hipocrisia dos servos do “hegemon” o que disse Obama quando a jihad islâmica em África estava apenas a começar: «Conseguimos o nosso objectivo… Mas este é um momento para o povo líbio. O povo líbio venceu a revolução»

A doutrina Rumsfeld Cebrowski (da “guerra pela guerra”), que tanto tem a ver desde logo com o petróleo, com o gás e com o jihadismo radical com a capa wahabita/sunita, já estava em plena aplicação em função da capacitação unipolar: “a economia mundial estava em vias de se globalizar. Para continuar a ser a primeira potência mundial, os Estados Unidos deviam adaptar-se ao capitalismo financeiro. A melhor maneira de o conseguir era garantir aos países desenvolvidos que poderiam explorar os recursos naturais dos países pobres sem aí encontrar quaisquer obstáculos políticos. A partir do qual, ele dividia o mundo em dois: de um lado, as economias globalizadas (incluindo a Rússia e a China) destinadas a ser mercados estáveis e, do outro, todas as outras, as quais deviam ser privadas de estruturas de Estado e mergulhadas no caos para que as transnacionais pudessem explorar as suas riquezas sem resistência. Para conseguir isso, convinha dividir os povos não-globalizados segundo critérios étnicos e dominá-los ideologicamente.”

O que não deixa margem para dúvidas é que o AFRICOM multiplicou as suas “bases duráveis” e “não duráveis” no seguimento da destruição da Jaimairia Líbia em 2011; nunca antes houve uma panóplia de bases como depois e com influências de tal ordem que alguns dos países atingidos pela jihad islâmica já querem que a sede do AFRICOM se instale em África!

O “hegemon”, na aplicação da doutrina Rumsfeld/Cebrowski em África, justifica assim a sua presença e domina em profundidade, quer por via das componentes militares, quer por via das componentes civis de cariz “soft power”, incluindo os elitismos que conseguiu repescar na África Austral, a partir dos escombros do colonialismo e do “apartheid”!…

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - SET 21\IIIª GUERRA MUNDIAL - FAI - 04..jpg

«Kadhafi morreu como uma ratazana» (c/ fotos) – Obama: «Conseguimos o nosso objectivo… Mas este é um momento para o povo líbio. O povo líbio venceu a revolução». – https://www.voaportugues.com/a/libya-kadhafi-death-voa-132235933/1261441.html

 

4– De há cerca de 30 anos que o Pentágono vem multiplicando capacidades para as suas forças especiais, aumentando sempre seu poder de infiltração num qualquer ambiente humano, por mais obscuro que seja o rincão do mundo… e em África é o que mais há, obscuros rincões, por que o continente constitui a ultraperiferia económica dum mundo globalizado, situação que é herança colonial e por isso é um inerte capacho para o jogo duma doutrina que tem tudo a ver com o domínio a qualquer preço!

Todos os jogos operativos valem para semear caos, terrorismo e desagregação, pelo que as forças especiais do Pentágono, mobilizadas onde quer que seja por que o sistema possui mais de 800 bases espalhadas pelo mundo, estão aptas a qualquer tipo de infiltração e assumir qualquer tipo de identidade, inclusive toda a identidade de conveniência que tacitamente nutra a mobilização de qualquer organização radical islâmica, desde a Al Qaeda ao Estado Islâmico.

Na última década o Pentágono mobilizou mais de 60.000 efectivos para as suas forças especiais “ultramarinas”, capazes de todo o tipo de disfarces, de falsas identidades, de falsas bandeiras, de “reduções de assinatura” e de encobrimentos e camuflagens de toda a ordem, 10 vezes mais que os homólogos da CIA!

Muitas organizações mercenárias e contratistas “bebem” desses enredos, multiplicando subtilmente os instrumentos de caos, de terrorismo e de desagregação e escolhendo os momentos para as suas acções (muitas vezes as células adormecidas podem assim permanecer por anos, ou mesmo décadas)!…

Tudo isso se confunde e mistura com unidades de contra terrorismo, que o Pentágono só nos últimos três anos (2018 a 2020) disseminou por 85 países!

… De entre um dos exemplos malparados ressalta o caso último de Cabo Delgado em Moçambique: logo que houve notícia de enormes quantidades de gás por explorar a concorrência entre as multinacionais levou a que a jihad atacasse naquela região, oriunda dos Grandes Lagos e da Tanzânia, com as operações de resposta em curso… também para argumentada satisfação do AFRICOM!…

O mapeamento de “bases duradouras” e de “bases não duradouras” é possível em grande parte fazer, com uma visão do conjunto: todas as regiões menos a África Austral (o Botswana é excepção), estão “quadriculadas” pelas bases do AFRICOM, mas ali onde não há bases, o espaço está a ser ocupado por medidas elitistas de âmbito “soft power”, mobilizando figuras de destaque e investimentos afins, como acontece com os “Parques Transfronteiriços de Paz”, cujo exemplo maior é o KAZA-TFCA…

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - SET 21\IIIª GUERRA MUNDIAL - FAI - 05..jpg

As bases militares dos EUA na África e o futuro da unidade africana – “Em seu livro sobre o neocolonialismo na África, Nkrumah escreveu: O perigo para a paz mundial advém não da ação daqueles que procuram acabar com o neocolonialismo, mas da inação daqueles que permitem que ele continue. (…) Se a guerra mundial deve não ocorrer, ela deve ser evitada por ações positivas. Essa ação positiva está ao alcance dos povos daquelas áreas do mundo que agora sofrem com o neocolonialismo, mas só está ao seu alcance se agirem de uma vez, com resolução e em unidade. Palavras de 1965 que soam verdadeiras ainda hoje.

 

5– Os vinte anos pesam também a nível interno com a voragem dos custos humanos, sociais e económicos acima dos custos das guerras anteriores a 2001, à excepção da IIª Guerra Mundial…

O círculo vicioso está a ser determinante para as indústrias do armamento, do petróleo e do gás, constituírem-se nos “lobbies” principais da barbárie!

Os indícios de afectação psico-social na “homeland” são agora por demais evidentes: neste ano, as cifras dos tiroteios internos estão acima dos anos anteriores e a tendência é para crescer: 498 tiroteios com 14 516 vítimas mortais durante 2021…

Grande parte desses tiroteios são resultantes além do mais de tensões e conflitos internos de longa duração, mas os traumas e as frustrações em função das campanhas “ultramarinas” funcionam como um incentivo psicológico para a violência dentro da mais arbitrária “democracia representativa” do mundo, ela própria minada pelo caos, pelo terrorismo e a desagregação em todas as suas “transversais”!

A guerra psicológica que fazem no “ultramar” acaba por ter as suas doses internas, no plasma do exercício dum “soft power” que está a ser cada vez mais musculado (se aumenta o crime, aumenta exponencialmente a repressão policial)!

A estupidificada sociedade bárbara sofre na própria carne, mas está anestesiada pela propaganda da lavagem cerebral e não consegue atinar para as causas profundas de tanta miséria ética, moral, humana e comportamental!

A irracionalidade humana é contudo quantificável através da avaliação geral e específica de custos que nos levam à conclusão do estado de barbaridade, de estupidificação e da incapacidade colectiva de fazer face aos fenómenos do abismo que estão mesmo a conduzir-nos para o fim da espécie!

Essa situação está a afectar entre outros o México, pois directa e indirectamente fortalece os cartéis de droga que se vão armando e municiando aos Estados Unidos!

Os Estados Unidos Mexicanos apresentaram queixa contra empresas construtoras de armas ligeiras que abastecem os cartéis à Corte Federal de Massachussets e o juízo começou o seu curso!

O outro afectado similar é a Colômbia cujo regime é resultante de “lobbies” indexados aos cartéis: a Colômbia, além de ter uma das sociedades mais violentas de toda a América Latina, alastra o cancro através de empresas privadas de segurança, algumas delas autoras de actividades criminosas inclusive contra o poder dos estados, como acontece contra a Venezuela Bolivariana ou o Haiti, para citar dois dos últimos exemplos!

O relacionamento entre a Colômbia e os Estados Unidos começa a ser posto justamente em causa em algumas das suas próprias “transversalidades”, pois os movimentos sociais e as suas conexões internas e internacionais estão em crescendo e o poder em Bogotá está a ser obrigado a manobrar a fim de procurar manter sua “sustentabilidade” que tem a ver com as malparadas oligarquias latino americanas e europeias, tem que ver com muitos dos cartéis da droga!

Os êxitos do multipolarismo emergente na EurÁsia no entanto, se “salta” desde o fulcro do Afeganistão, erradia também fundamentada esperança para a América Latina e para todo o Sul Global, pois o unilateralismo, não estando ferido de morte, já não mais poderá ter a arrogância de antes!

25 de Setembro de 2021


A consultar:

. Discurso do secretário-geral da ONU à Assembleia Geral – 21 de setembro de 2021 – https://brasil.un.org/pt-br/145385-discurso-do-secretario-geral-da-onu-assembleia-geral-21-de-setembro-de-2021;

. 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações UnidasCobertura Especial da ONU News – https://news.un.org/pt/events/unga76;

. Mañana será demasiado tarde – https://micubaporsiempre.wordpress.com/2019/08/26/manana-sera-demasiado-tarde-volver-a-fidel-cuando-arde-la-amazonia/; https://www.txalaparta.eus/es/noticias/manana-sera-demasiado-tarde-el-discurso-en-el-que-fidel-castro-alerto-del-colapso-medioambiental;

. «Estamos al borde del abismo»: La ONU confirma el 2020 como uno de los 3 años más calurosos de la historia – https://actualidad.rt.com/actualidad/389854-onu-humanidad-abismo-cambio-climatico;

. A doutrina Rumsfeld/Cebrowski – https://www.voltairenet.org/article213175.html;

. Africa Oil Initiative Group – https://allafrica.com/stories/200206120501.html;

. Institute for Advanced Strategic and Political Studies – https://militarist-monitor.org/profile/institute_for_advanced_strategic_and_political_studies/;

. Quem mandou matar Kadafi – https://averdade.org.br/2011/11/quem-mandou-matar-kadafi/;

. Kadafi morreu como uma ratazana – https://www.voaportugues.com/a/libya-kadhafi-death-voa-132235933/1261441.html?fbclid=IwAR0uN57Ok5jm-q2sJZYR9nVHVjTbDlSu82cA-AaSdRkQcUNRgklGlD0s1Sk;

. Mali, Afghanistan, les leçons oubliées – https://blog.mondediplo.net/2013-01-14-Mali-Afghanistan-les-lecons-oubliees;

. US counterterrorism operations touched 85 countries in the last 3 years alone – https://www.usatoday.com/in-depth/news/2021/02/25/post-9-11-us-military-efforts-touched-85-nations-last-3-years/6564981002/;

. As bases militares dos EUA na África e o futuro da unidade africana – https://resistir.info/africa/bases_eua.html;

. Du Maroc au Mozambique, USA et Otan se redéploient sur toute l’Afrique – https://moroccomail.fr/2021/09/25/du-maroc-au-mozambique-usa-et-otan-se-redeploient-sur-toute-lafrique/;

. USAFRICOM – https://www.africom.mil/;

. 6ª Frota – https://www.c6f.navy.mil/;

. Um continente cercado e à mercê – https://www.c6f.navy.mil/Press-Room/News/Article/2788297/uss-hershel-woody-williams-returns-to-cape-town-to-strengthen-partnerships/;

. United States counter terrorismo (2018/2020) – https://watson.brown.edu/costsofwar/papers/2021/USCounterterrorismOperations;

. Human costs of war – https://watson.brown.edu/costsofwar/costs/human;

. Economic costs of war – https://watson.brown.edu/costsofwar/costs/economic;

. Custos sociais, políticos e ambientais – https://watson.brown.edu/costsofwar/costs/social;

. O Pentágono constituiu Forças Especiais secretas dez vezes mais poderosas do que as da CIA (Newsweek) – https://www.voltairenet.org/article213257.html;

. Exclusive: Inside the Military’s Secret Undercover Army – https://www.newsweek.com/exclusive-inside-militarys-secret-undercover-army-1591881;

. Estados Unidos y sus peores cifras en décadas: 498 tiroteos y 14 516 víctimas mortales en lo que va del 2021 – http://www.cubadebate.cu/noticias/2021/09/21/estados-unidos-y-sus-peores-cifras-en-decadas-498-tiroteos-y-14-516-victimas-mortales-en-lo-que-va-del-2021/#boletin20210921;

. Corte Federal de Massachusetts establece calendario para juicio iniciado por México contra fabricantes de armas – http://www.cubadebate.cu/noticias/2021/09/21/corte-federal-de-massachusetts-establece-calendario-para-juicio-iniciado-por-mexico-contra-fabricantes-de-armas/#boletin20210921;

. ¿Qué se sabe de la llegada del jefe del Comando Sur de EEUU a Colombia? – http://www.cubadebate.cu/noticias/2021/09/21/que-se-sabe-de-la-llegada-del-jefe-del-comando-sur-de-ee-uu-a-colombia/#boletin20210921;

. A Eurásia toma forma: Como a SCO acaba de inverter a ordem mundial – https://www.resistir.info/p_escobar/dushanbe_22set21.html.

 

Comments are closed.