F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - NOV 20\AGENDA DE BIDEN - 02..jpg
U.S. Vice President Joe Biden (L) meets with Turkey's President Tayyip Erdogan at Beylerbeyi Palace in Istanbul November 22, 2014. REUTERS/Murad Sezer (TURKEY - Tags: POLITICS) - RTR4F5NO
África SubsaharianaArtículosDestacadosMundo árabe/musulmán

Erdogan adelantó la agenda de Joe Biden

ERDOGAN ADIANTOU A AGENDA DE JOE BIDEN…

… EM SOCORRO DO IMPÉRIO DA HEGEMONIA UNIPOLAR, TECIDO PELO “ESTADO PROFUNDO”!

 

01– Se houve algum poder que se constituiu antecipador à retomada da Casa Branca pelos Democratas, esse poder foi o do “Irmão Muçulmano” Erdogan… (https://www.voltairenet.org/article206954.html).

O Presidente turco mentor da “neo-otomania” já deu provas face ao proteccionismo da administração republicana de Donald Trump, quer no Médio Oriente Alargado quer em África.

No Médio Oriente Alargado, ainda com Trump no poder, aproveitou-se de espaços vazios gerados com a anunciada retirada militar dos Estados Unidos e da esteira nefasta da sucessão de “revoluções coloridas” a sul dos Balcãs (Geórgia e Arménia), para além de trazer soluções extra na Síria, explorando o manancial da bolsa de Idlib e do rescaldo de Rojava… (https://www.resistir.info/moriente/armenia_09mai18.html).

Em África, após instalar dezenas de embaixadas cobrindo praticamente todo o continente e entrar na corrida de construção de mesquitas e de escolas da irmandada, a Turquia está “a tomar conta” da Somália e do Governo Líbio, procurando implicar-se mais no Magrebe, no Sahel e, à medida da progressão do radicalismo wahabita avança em direcção a sul, em outras plataformas apontadas à África Austral…

O “estado profundo” ganha com a administração democrata de Joe Biden e vai redimensionar as “inspiradas” políticas cuja origem remontam à doutrina Reagan, relativamente aos “freedom fighters”, da qual são também “emanação” os “Irmãos Muçulmanos” e os engenhos e artes de quem segue a trilha neocolonial de Savimbi no século XXI… (https://www.businessinsider.com/reagan-freedom-fighters-taliban-foreign-policy-2013-2; https://www.americanforeignrelations.com/A-D/Cold-War-Termination-The-reagan-doctrine-freedom-fighters-and-central-america.html; https://www.youtube.com/watch?v=Tg7XfCqnZzw).

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - NOV 20\AGENDA DE BIDEN - 03..jpg

That Time Ronald Reagan Hosted Those ‘Freedom Fighters’ At The Oval Office – https://www.businessinsider.com/reagan-freedom-fighters-taliban-foreign-policy-2013-2

… Assim sendo os democratas em torno de Joe Biden, vão colectar a muitas opções que vêm detrás, podendo até em muitos casos provocar a junção de “revoluções coloridas” e “primaveras árabes” às geoestratégias de “Irmãos Muçulmanos” como Erdogan!… (https://oglobo.globo.com/mundo/no-cairo-hillary-se-reune-com-mursi-pede-dialogo-5479522).

 

02– Com Joe Biden atento a todas as sub-agendas que estão à sua mercê, a solução dos “Irmãos Muçulmanos” vai decididamente socorrer a retomada do esforço democrata de que é expoente quer a falcoa Hillary Clinton, quer o “transversalmente lúcido” Barack Hussein Obama, quer a Vice-Presidente que vai entrar em exercício, Kamala Harris (as “revoluções coloridas” estão a ser aplicadas à letra pelos democratas no seu próprio seio, conforme atestam as ascensões programadas de Obama e da Kamala)!… (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54828564; http://www.ekaijournal.info/2020/11/inteligencia-politica-y-estrategica_7.html).

O regresso de Erdogan à casa Branca com Joe Biden instalado, é de facto o regresso dos “Irmãos Muçulmanos”… (https://www.voltairenet.org/article207081.html).

No Médio Oriente Alargado Erdogan empatou e empata a Síria, as Forças Armadas Árabes e os russos, atrasando a retomada de todo o território (bolsa de Idlib e o projecto artificioso de Rojava), de forma a que, em função da experiência que foi acumulando, hajam reforços no sentido de espalhar as abelhas terroristas “turcomanas” daquela colmeia em direcção a outras partes do mundo a começar pela Líbia, o Azerbeijão, quiçá a Ásia central, o interior da federação Russa (Cáucaso e Sibéria), assim como o Ocidente da China! (https://www.resistir.info/moriente/armenia_09mai18.html).

Para a Síria e com o empate alcançado, está já em aberto redimensionar o que em comum foi antes alcançado em 2014… (https://www.voanews.com/europe/biden-erdogan-discuss-syrian-regime-change).

A sub agenda clandestina entre os democratas estado-unidenses e o Presidente Erdogan, deu para “atravessar o deserto” provocado pelo tempo de duração da administração republicana de turno, sem beliscar o que passa a estar sobre a mesa na Síria (um “salvado” inestimável para os anquilosados processos de domínio) e em todo o Médio Oriente Alargado, com os “Irmãos Muçulmanos” iluminados agora pela turcomana “neo-otomania”… (https://www.voltairenet.org/article193934.html).

Além do mais, a Turquia agora sabe melhor que ninguém, ou juntar as abelhas jihadistas em novas colmeias, ou em espalhá-las pelos imensos espaços vazios que vão garantir o seu próprio expansionismo, explorando as fronteiras sem ocupação administrativa, que tanto afectam a África decorrente da partilha colonial da Conferência de Berlim! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/09/06/mozambique-en-retales/; https://www.voltairenet.org/article207125.html).

Nesse aspecto Erdogan não oferece só palavras: o relativo êxito de sua aliança com o Azerbeijão na agenda de Nagorno-Karabak e tirando partido duma Arménia tomada pela ementa das “revoluções coloridas”, é garante duma plataforma ofensinha no Cáucaso, no Mar Cáspio e na Ásia Central, pondo à prova a Rússia, a China e seus projectos geoestratégicos comuns!… (https://www.resistir.info/europa/armenia_18nov20.html).

A ultraperiférica África está agora à mercê dos impulsos turcomanos e… da pré anunciada agenda democrata sob a égide de Joe Biden! (https://www.voltairenet.org/article211608.html).

 

03– Na ultraperiférica África, a Turquia filiada nos “Irmãos Muçulmanos” por via da trilha da “neo-otomania” já é bem-sucedida no “corno de África”, suplantando todas as concorrências: ao mesmo tempo que emerge no sul da Somália e particularmente nas regiões de Mogadíscio e Juba, a Turquia está a obrigar que se desfaça a colmeia jihadista de inspiração wahabita (Al Shabab), disseminando suas abelhas em direcção à África Central e Grandes Lagos assim como pela costa do Índico, até Cabo Delgado em Moçambique, com outras previsões que incluem a África do Sul! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/09/25/la-somalizacion-de-africa/).

Na plataforma minúscula de Djibouti, entretanto, a Turquia implanta uma suntuosa mesquita, pré-anúncio de mais outra base militar que acompanhará as da França, dos Estados Unidos e até da China!… (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/09/02/africa-pantano-neocolonial/; https://pt.gatestoneinstitute.org/13083/turquia-mesquitas-cristianismo).

Com recursos dessa natureza a sub agenda dos “Irmãos Muçulmanos” segundo o estendal da “neo-otomania” que pretende esconder fascismo, está pronta para Joe Biden rever a posição do império da hegemonia unipolar quer no Magrebe, quer no Sahel, quer em relação ao “pré carré” da FrançAfrique, até agora decisivamente a única sub agência em especial na África do Oeste e pelo Sahel adentro… (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/11/o-colector-turco.html).

O Egipto é por razões óbvias, a única “zona cinzenta” nesse caminho e isso deve-se a Hillary Clinton! (https://jornalggn.com.br/eua-canada/a-politica-externa-de-hillary-clinton-na-libia/; https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/egypt/9400749/US-Secretary-of-State-Hillary-Clinton-meets-Egypts-Muslim-Brotherhood-president-Mohammed-Morsi-in-historic-first.html; https://www.wsj.com/articles/erdogan-accuses-egyptian-government-of-killing-ex-president-morsi-11560968243).

O estendal da “neo-otomania” reforça os dispositivos de quem sempre esteve vocacionado a dividir e dividir para melhor reinar, algo que não vai ser desperdiçado pela administração democrata de Joe Biden que além do mais condensa a mestria das geometrias variáveis que lhe são essência! (https://www.voltairenet.org/article211608.html; https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/hillary-apoiar-paises-da-primavera-arabe-e-necessidade-estrategica,1d09b0a66a45b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html).

Além da plataforma militar que para a Turquia está a constituir a pressionada e pressionante Líbia, Erdogan, “Irmão Muçulmano” e membro da NATO, garante outra ofensiva ideológica, diplomática e comercial no Magrebe (Tunísia, Argélia e Marrocos). (https://www.voltairenet.org/article207081.html).

No Sahel pela primeira vez há um poder com enorme capacidade de influência que pode enfrentar a sub agenda da FrançAfrique, inclusive por dentro da NATO!… (https://www.voltairenet.org/article206878.html; https://www.trt.net.tr/portuguese/turquia/2020/11/23/erdogan-as-fronteiras-da-turquia-sao-ao-mesmo-tempo-as-fronteiras-da-otan-1532170).

Os vasos comunicantes de que a Turquia tem sido cultora desde o caso da Síria, emergem potencialmente como algo que pode ser usado em relação à Al Qaeda do Magrebe, ao Boko Haram, ao Al Shabab e a todos os outros radicalismos wahabitas que lhes são subsidiários em África (financiados pelos mais diversos clãs da Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos e Barein). (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/10/06/cinturon-de-caos-en-el-paralelo-del-sahel/).

A plasticina desse tipo de vínculos permite também aproximações a outros interesses como os shiitas e até sionistas, por que são alternâncias susceptíveis de articulação, particularmente ali onde houver “soft power” em jogo…

 

04– Em relação a Angola não passa despercebido que a antecipação dos Irmãos Islâmicos em relação ao surgimento da administração de Joe Biden, acompanha o mesmo ponto de vista da actual direcção da UNITA, que está “fluida” a processos já conhecidos pela Turquia (“revoluções coloridas”, “primaveras árabes”, doutrina Reagan e inconstitucional “desobediência civil”)… (https://e-global.pt/noticias/lusofonia/angola/angola-costa-junior-pede-a-militantes-que-mantenham-coesao-na-unita/).

Irmãos Muçulmanos e os das “primaveras” possuem vasos comunicantes e podem-se aliar, algo que não seria já inédito!… (https://www.voltairenet.org/article210383.html).

A “neo-otomania” implica aproximações a determinados sectores da inquinada política spinolista em direcção a Angola (um nó entre salazarentos saudosistas, neo fascistas, sensibilidades “stay behind” da NATO, “nervos” da CIA dentro do Partido Socialista Português e franjas duma União Europeia filtrada pelos processos dominantes do império), algo que serve à UNITA convertida às arruaças do modelo de Gene Sharp e a Bruxelas! (https://www.facebook.com/UNITABRUXELAS).

Como estão a fazer esse tipo de antecipações, filtrando todo o carácter saudosista de Savimbi da UNITA e o manancial de suas redes (do BRINDE) no espaço da União Europeia, da parte de Angola há que antecipar a visibilidade da manobra dessa tendência, que pode não deixar de explorar a aliciante conforma àquela que começou a ser exposta na intervenção em tempo oportuno sobre o Vale do Cuango (uma das maiores vulnerabilidades de Angola).

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - NOV 20\AGENDA DE BIDEN - 04..jpg

Ronald Reagan & Jonas Savimbi – https://www.youtube.com/watch?v=Tg7XfCqnZzw

Os diamantes aluviais e as mais de 600 kimbwerlites de Angola, constituem sempre um potencial disputado com amplas implicações internacionais, apesar dos expedientes oficiais facilitadores de enlaces entre todos os interesses internos e externos e, se a UNITA até tem “praça-forte” em Bruxelas, até está muito próxima da Bolsa de Antuérpia… (https://www.facebook.com/groups/991825531179038).

 

05– Contra factos nenhum argumento pode, muito menos argumentos de alienação, formatados nas mentalidades da conveniência que sempre foram (por se terem tornado escolas-padrão) contra a lógica com sentido de vida…

A liberdade tem tudo a ver com a água e a partir dela com a vida, que não é um factor no abstracto: ao percebermos a composição substantiva do nosso próprio corpo, devíamos aprender a respeitar elementos tão vitais como a água (65% do nosso corpo) e transpor esse respeito para as culturas de inteligência patriótica decorrentes do movimento de libertação em África, o que é possível sobretudo nos países africanos como Angola e Moçambique, que possuem esses elementos garantes de segurança vital colectiva em profusão e passíveis de ser utilizados com consciência (com conhecimento científico respeitador de sustentabilidade) a muito longo prazo e em benefício das futuras gerações!…

Quando a água da “rosa-dos-rios” angolana tem chão de diamantes, mais serão aguçados os engenhos e as artes, por tabela de quem vem para subverter, desestabilizar, corromper e alienar!

Se não tivermos a humildade colectiva para começar a perceber isso, então dificilmente venceremos o universo contaminado que nos coube em herança, particularmente em África, onde desde a Conferência de Berlim, passando pelo manancial de escolas-padrão que foram inculcadas a partir de outros interesses e de outros continentes, tanto há a resgatar em termos de consciência antropológica e histórica colectiva!…

Essa sabedoria, que não é imediatista, nem utilitarista, nem favorece grupos, não tem idade, é muito atenta e nutre uma riqueza incontornável: a sustentalidade deve garantir uma ampla segurança vital, para assim se garantir a vida!…

A organização UNITA, desde o Muangai que só sobreviveu por que seus dirigentes e membros conheceram a água do interior deste país… mas conheceram-na limitados a razões utilitaristas com o fito de tomar pela força o poder (conforme ficou comprovado uma vez mais com a “guerra dos diamantes de sangue”), não para a providenciar como garante de sustentabilidade e de vida, geração após geração, pois é isso que se torna necessário no âmbito da gestação duma cultura patriótica que perdure nos próximos séculos!…

F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - NOV 20\AGENDA DE BIDEN - 05..jpg

Adalberto da Costa Júnior é o novo líder da UNITA – https://jornalf8.net/2019/adalberto-da-costa-junior-e-o-novo-lider-da-unita/

Com tanto oportunismo e subversão do império da hegemonia unipolar, as antecipações turcomanas dos Irmãos Muçulmanos, como as antecipações à moda de Gene Sharp que desfilam pelas ruas de Angola, sob a bandeira etno-nacionalista da UNITA (até na sua bandeira têm a saudosista escolha de cores), obrigatoriamente têm de ser expostas, pois o que é coerente é proactivamente prevenir e não reactivamente tentar resolver!

Até nisso esses maquiavélicos utilitaristas foram subversivos: subversivos em relação à tão urgente garantia de vida colectiva enquanto peça antropológica fundamental em benefício de todo o povo angolano e de todos os povos africanos!…

Toda a prevenção em relação às coisas que o império tece, em legítima defesa da independência de Angola e à honra e dignidade que merece o povo angolano e sua heroica vocação patriótica de liberdade!

 

Luanda, 23 de Novembro de 2020

Comments are closed.