F:\PRODUÇÕES\2022\MJ - MAR 22\CONFERÊNCIA DE BANDUNG..jpg
ArtículosImperialismo e Internacionalismo

¡Organizar una nueva Conferencia de Bandung! Martinho Júnior

 

PROVIDENCIAR UMA NOVA CONFERÊNCIA DE BANDUNG!

O MULTILATERALISMO É UM DESAFIO PARA TODA A HUMANIDADE, 70 ANOS DEPOIS DA CONFERÊNCIA ORIGINAL DE BANDUNG!

“PROCURAR O COMUM E DEIXAR DE LADO A DIFERENÇA”

Em saudação à memória do Comandante Hugo Chavez, revolucionário imprescindível para toda a humanidade, que faleceu a 5 de Março de 2013 e foi decisivo para a construção da democracia, do socialismo e da resistência da Venezuela Bolivariana em pleno século XXI!

O ambiente multilateral que está em construção, um ambiente em que não há mais vocação para a criação de blocos militares supranacionais, nem para a ocupação conforme as práticas de conspiração do Pentágono em função dos exclusivos interesses e conveniências do “hegemon” unipolar, impõe a reconversão contemporânea das iniciativas de todo o Sul Global, integrando o carácter da efectiva mudança de paradigma nestes anos 20 do século XXI.

O multilateralismo está-se evidenciando por suas iniciativas essencialmente económicas. onde o desempenho por via da rede das Novas Rotas da Seda providencia a criação multicultural de novas infraestruturas, estruturas e comércio em cadeia numa orientação ganha-ganha em benefício de toda a humanidade, inspirando os caminhos da lógica com sentido de vida, da segurança vital com paz global!

O multilateralismo pela força de sua afirmação enquanto promotor de multiculturalidade, de progresso e de paz, é uma fonte para a conversão dos dez princípios da Conferência original de Bandung!

Todos os continentes sem excepção devem ser chamados e mesmo os estados que integram pactos militares devem estar presentes como observadores, uma vez que os povos subjugados pela prática de conspiração unipolar devem libertar-se esse jugo e a sua libertação está na presente pegada da Ucrânia!

Uma Nova Conferência inspirada desde os ideais e as práticas que tiveram início com a original naqueles anos idos da segunda metade do século XX, pode por seu turno estar na origem ou da reciclagem da ONU, ou então na gestação duma outra alternativa inspirada na pujança da própria multilateralidade, ou ainda conforme aos exemplos que estão em curso na experiência colectiva da América Latina (à atenção da ALBA e da UNASUR, por exemplo)!

Libertar os povos que estão ocupados pelos tentáculos militares e de inteligência da parte unipolar em que vive a humanidade, (correspondente ao híbrido EU-NATO), deve ser uma motivação para toda a mudança de paradigma a favor da multilateralidade por via da disseminação de suas “armas” de progresso e de paz, ainda que seja impraticável neste momento, baixar a guarda por causa da arrogância desse império a caminho do colapso (exemplo corrente da expansão a leste da EU-NATO que está a culminar no episódio traumático da Ucrânia).

Os sinais de nazificação do espaço ocidental do imenso continente Eurasiático, o espaço ocupado pelas forças do Pentágono e estimulado pela ficção do híbrido União Europeia – Organização do Tratado do Atlântico Norte, são sinais do colapso dos conceitos que desde a IIª Guerra Mundial animam a IIIª Guerra Mundial não declarada movida pelo império hegemónico e unipolar de facto contra todo o Sul Global, povos europeus incluídos, por que quase sempre têm sido motivo de “carne para canhão”!

Os mentores da Guerra no ocidente da Eurásia estão agora e mais que nunca, remetidos contra a parede do Atlântico!

Nesse aspecto, quer a República Popular da China (que esteve presente em Bandung e tem sido um garante dos 5 princípios da coexistência pacífica), quer a Federação Russa, não pertencendo qualquer deles a um Tratado de ordem militar supranacional, enquanto potenciadores de multilateralismo fazem parte integrante do Sul Global e são mais que nunca também Não-Alinhados, correspondendo ao espírito de Bandung!

Uma Conferência Global reciclada pelo multilateralismo, que se inspire na Conferência de Bandung, seria a forma mais marcante da actual mudança de paradigma na gestação dum mundo de progresso e paz com segurança vital, a melhor forma de se comemorar o 70º aniversário da Conferência original!

7 de Março de 2022


Imagem: Conferência de Bandung – http://portuguese.people.com.cn/n/2015/0421/c311483-8881504.html – O então premiê chinês Zhou Enlai faz discurso na Conferência de Bandung – http://portuguese.people.com.cn/n/2015/0421/c311483-8881504-2.html

Textos de suporte (a via chinesa com uma sequência de paineis) – http://portuguese.people.com.cn/n/2015/0421/c311483-8881504.html

 

Comments are closed.