F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - OUT 21\NUCSUBS - 01..jpg
ArtículosExtremo OrienteImperialismo e Internacionalismo

El eructo militarista del «hegemón»

O ARROTO MILITARISTA DO “HEGEMON”

A DOUTRINA BIDEN DÁ INÍCIO A MAIS UM CAPÍTULO DA IIIª GUERRA MUNDIAL CONTRA O SUL GLOBAL.

A persistência das doutrinas e critérios militaristas do “hegemon” no seu relacionamento com os outros, a manutenção das mais de 800 bases militares “ultramarinas” espalhadas pelo mundo e o caudal de vassalagens, coligações, arregimentações e “partnerships” que isso está a implicar, até os artifícios se esgotaram em propaganda e influência “soft power” é por si, face ao crescendo de crises, um bárbaro crime contra a humanidade, que pela sua irracionalidade pode ferir de morte a cada vez mais sufocada civilização!

Enquanto pelo menos uma parte da vassalagem não acordar, é no mínimo uma retórica com prática de submarinos, de mísseis, de contenciosos nucleares e outras coisas e loisas que tais, que proporcionará muito lucro, via “hegemon”, à aristocracia financeira mundial & oligarquias nacionais filiadas, todavia agora já não será só o Sul Global, mas também a emergência (incluindo a emergência mais indecisa como a da Índia, ou a do Brasil), a ter de responder duma forma ou de outra à barbaridade do monstro!

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - OUT 21\NUCSUBS - 01..jpg

The First Russian Strategic Assessment of the Australia-UK-US (USUKA) Submarine Pact – Virginia class under construction – https://anti-empire.com/the-first-russian-strategic-assessment-of-the-australia-uk-us-usuka-submarine-pact/

 

01- Nem todo o espectro capitalista se está a deixar arrebatar por essa barbaridade, pois as contradições ao se avolumarem, fazem descobrir as intenções e os objectivos da aristocracia financeira mundial, do seu exclusivismo e do seu “diktat” que é uma ditadura com máscara de democracia, com todos os programas para a poder impingir e obrigar os outros, particularmente aos resistentes como os casos de Cuba Revolucionária, da Venezuela Bolivariana, ou da Nicarágua Sandinista, para citar alguns…

É impossível para esses adoptarem critérios militaristas no mesmo ofensivo plano de elevação, pois se assim fosse seria impossível a eles procurar por via económica experimentar as potencialidades dos seus pressupostos emergentes que, como tal, não podem ferir os relacionamentos internacionais como faz deliberada e unipolarmente o “hegemon”.

Os emergentes precisam dum universo multipolar para se poder afirmar, mesmo que mantenham a via capitalista nos seus relacionamentos, algo que a República Popular da China cuida em não fazer em toda a linha, pois os horizontes indicam que a humanidade só pode gerar outros critérios por causa do esgotamento dos recursos da Mãe Terra!…

À barbaridade do capitalismo ao jeito do “hegemon” unipolar, abre-se a janela de civilização dos que por via de Novas Rotas da Seda e dos oleodutos e gasodutos buscam consensos de paz cada vez mais alargados por todo o Sul Global e também pela União Europeia, (que é de facto a península ocidental da EurÁsia), pondo fim às pretensões de “continuar até à eternidade” a persistência da agressão do âmbito da IIIª Guerra Mundial!…

Todos os factores conjugados em torno do fornecimento do gás russo à Europa, vai ao menos esfriar a cabeça dos intoxicados europeus?

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - OUT 21\NUCSUBS - 02..png

A morta-viva Pax Americana – c Pepe escobar – Os pontos-chave – Os submarinos suplementares criarão uma grave ameaça adicional; «o problema de combater forças submarinas inimigas tornar-se-á bastante agudo para a China»; Geograficamente, «a Austrália pode bloquear completamente a ligação entre a China e o Oceano Índico»; A Austrália só cumprirá os prazos se lançar ao mar «mais submarinos por ano do que os americanos». É «possível fazer rapidamente da Austrália um país com uma frota de submarinos». Estes «investimentos gigantescos e reviravoltas políticas bruscas não são realizados sem mais nem menos». A hegemonia dos anglo-saxões no mundo está seriamente abalada». – https://www.resistir.info/p_escobar/pax_americana_29set21.html

02– Com base na plataforma do Afeganistão onde permaneceram por 20 anos, o “hegemon” teve a oportunidade de ser o reitor dum projecto igual ou similar ao da Nova Rota da Seda, até por que durante a década de 90 do século XX usufruiu dum poder único sobe o globo, em função do desaparecimento do bloco socialista.

Ao invés disso, na sequência do derrube das torres de Nova York no 11 de Setembro de 2001, partiu para o Afeganistão onde contribuiu para semear mais caos, mais terrorismo e mais desagregação e a prova dessa prática de conspiração está na doutrina Rumsfeld/Cebrowski e da sua oportunidade servil para com os interesses e objectivos da aristocracia financeira mundial.

A fluência capitalista dos processos do “hegemon” formatados a uma via exclusivista e unipolar não terminou contudo com a saída aos tropeções do Afeganistão, por que continuam ainda no activo os mesmos instrumentos de poder que por si não se conseguem reformular!

As premissas do cerco e da agressão à RPC e à Federação Russa vão sendo conhecidas e, para além do caso de Taiwan (deliberadamente querem “deformar a Formosa”), o Japão entra com o “seu” argumento, sustentando a reclamação sobre as Ilhas Curilas!

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - OUT 21\NUCSUBS - 03..jpg

Quadrilateeral Security Dialogue – QUAD – Donald H. Rumsfeld, U.S. Secretary of Defense and Pranab Mukherjee, Minister of Defense for India, at Pentagon, Washington, D.C., 2005. – https://en.wikipedia.org/wiki/Quadrilateral_Security_Dialogue

03– A implantação da doutrina Biden demonstra a renitência do “hegemon”, pois o “arrependimento” em seguir a via produtora de caos, terrorismo e desagregação pode não ser a essencial, mas vai-se reproduzir quanto mais não seja por inércia, constituindo uma armadilha permanente, para os emergentes e para todo o Sul Global.

A doutrina Biden ao colocar a República Popular da China e a Federação Russa como os principais alvos do “hegemon”, vão mover particularmente em função do Tratado AUKUS o novo jogo militarista a partir da enorme plataforma da Austrália, pressupondo que esses alvos pouco ou nada evoluíram na imprescindível missão de se saberem defender.

Por arrasto vão “encaixar” em cortejo fúnebre as sucessivas peças da NATO, da SEATO, do AUKUS, do QUAD, da Austrália, das Filipinas, da Índia, da Coreia do Sul, do Japão?…

Por vontade de Rumsfeld assim seria, pois ele foi protagonista da formação do QUAD, mas nem os deuses parecem ser eternos!

… Mesmo assim pode ser que a Índia e o Japão, que estão no colimador entre a barbárie e a civilização, sigam o caminho da Austrália na aquisição de submarinos nucleares da classe Virgínia e essa “cenoura” começa a ganhar forma com a reclamação do Japão sobre as Ilhas Curilas!

Hoje a Federação Russa e a República Popular da China, ao modernizarem tecnologicamente e de forma acelerada, as suas Forças Armadas, possuem respostas factuais ou potenciais, que rapidamente podem permitir passar duma defensiva porfiada à ofensiva mais letal, ainda que sem o emprego do nuclear!

É no entanto de prever tensões noutras regiões próximas, para além das já existentes e entre essas previsões prefigura-se a Birmânia.

A persuasão da civilização está a atingir as raias da acupunctura face à bestialidade da doutrina Biden e de todas as doutrinas anteriores que lhe são anexas e quer a Índia, quer o Japão vão ter, de muito mais cedo que tarde, que se definir!

F:\PRODUÇÕES\2021\MJ - OUT 21\NUCSUBS - 04..jpg

Quadrilateral Security Dialogue – From left to right: Japanese Prime Minister Yoshihide Suga, Indian Prime Minister Narendra Modi, U.S. President Joe Biden and Australian Prime Minister Scott Morrison held the first in-person Quad meeting in Washington, D.C., 2021 – President Joe Biden of the United States hosted the first Quad Leaders Summit on September 24, 2021 at the White House with Prime Minister Narendra Modi of India, Prime Minister Scott Morrison of Australia and Prime Minister Yoshihide Suga of Japan participating in the summit.[128] The Quad leaders pledged to work towards peace and prosperity in the Indo-Pacific region. – https://en.wikipedia.org/wiki/Quadrilateral_Security_Dialogue

04– O balanço entre o que é bárbaro e o que é da civilização é, em termos conclusivos, uma película muito frágil, pelo que aumentou ainda mais o risco duma confrontação nuclear, em particular devido ao desespero do “hegemon” e, para isso, o que não faltam são argumentos.

O facto da doutrina Biden ter como pressuposto-chave a necessidade de “defender Taiwan”, deformando propositadamente a Formosa, a todo o custo é um desses argumentos, talvez o mais forte argumento para se utilizar de forma ofensiva o poder militar das 800 bases, senão o poder nuclear; é tão importante levar isso em consideração quanto é importante radiografar o arrasto do seu significado, entre eles o mesmo agora apregoado, a intenção do Japão “reivindicar” as Ilhas Curilas!

A década que se segue enfermará dessa tensão à beira do conflito, mas quer a RPC, quer a Federação Russa, no seu conjunto, possuem as armas da persuasão económica que desgastará a irracionalidade militarizada do “hegemon”… mas devem saber-se melhor defender perante a “nova” ameaça!…

Também nesse aspecto a Índia está no colimador, por que de bolha em bolha neoliberal, irá ao colapso pela via do governo Modi, com todas as consequências internas…

Taipé pode cair de madura e será isso que provavelmente irá acontecer para lá do tempo útil do arroto protagonizado pela doutrina Biden, pois até a doutrina Rumsfeld/Cebrowski, parida numa época de “glória imperial” demorou 20 anos a medrar, com a sensibilidade do sul infrutiferamente, no Afeganistão!

 

 

12 de Outubro de 2021


Consultas:

. El portaaviones USS Australia (também publicado no Página Global, banido do Facebook) – https://frenteantiimperialista.org/el-portaaviones-uss-australia/;

. O AUKUS, o imperialismo e o Dia Internacional da Paz – https://www.odiario.info/o-aukus-o-imperialismo-e-o/;

. Disputas – Jorge Cadima – https://www.odiario.info/disputas/;

. A morta viva “pax americana” – Pepe Escobar – https://www.resistir.info/p_escobar/pax_americana_29set21.html;

. Как атомные подлодки Австралии поставят Китай на колени – https://vz.ru/world/2021/9/21/1119944.html:

. The First Russian Strategic Assessment of the Australia-UK-US (USUKA) Submarine Pact – https://anti-empire.com/the-first-russian-strategic-assessment-of-the-australia-uk-us-usuka-submarine-pact/;

. Quadrilateeral Security Dialogue – QUAD – https://en.wikipedia.org/wiki/Quadrilateral_Security_Dialogue;

. Japan will turn to Quad in ‘new Cold War’: Defense Ministry think tank – https://asia.nikkei.com/Politics/International-relations/Japan-will-turn-to-Quad-in-new-Cold-War-Defense-Ministry-think-tank;

. O capital financeiro e a economia mundial – https://www.resistir.info/patnaik/patnaik_10out21.html;

. Sobre o desenvolvimento da indústria energética – Reunião através de videoconferência conduzida por Vladimir Putin. – https://www.resistir.info/energia/putin_gas_06out21.html;

. Guerras globais do gás: a diversão mal começou! – Dimitri Orlov – https://www.resistir.info/energia/guerras_do_gas_28set21.html;

. Rússia alerta para tentativas de “aquecer” situação na Ásia após saída da OTAN do Afeganistão – https://br.sputniknews.com/russia/2021101218113662-russia-alerta-para-tentativas-de-aquecer-situacao-na-asia-apos-saida-da-otan-do-afeganistao/;

. Tenth of London’s Petrol Stations Remain Empty Amid Fuel Crisis – https://sputniknews.com/20211012/tenth-of-londons-petrol-stations-remain-empty-amid-fuel-crisis-1089861957.html;

. Xinhua em português – Tempos de Xi – http://portuguese.xinhuanet.com/zt/xisj/index.htm;

. COP15 começa em Kunming da China com civilização ecológica em destaque – http://portuguese.news.cn/2021-10/11/c_1310237590.htm;

. Novo premiê do Japão estende soberania do país às Ilhas Curilas da Rússia – https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2021101218113043-novo-premie-do-japao-estende-soberania-de-seu-pais-as-ilhas-curilas-da-russia/;

. Russia Sees Targeted Attempts to Undermine Situation in Asia, Foreign Minister Lavrov Says – https://sputniknews.com/20211012/russia-sees-targeted-attempts-to-undermine-situation-in-asia—lavrov-1089854461.html;

. Kim Jong-un condena hostilidade e práticas políticas dos EUA contra Pyongyang – https://patrialatina.com.br/kim-jong-un-condena-hostilidade-e-praticas-politicas-dos-eua-contra-pyongyang/;

. Taiwan inicia construção de 2ª corveta da classe Tuo Chiang equipada com mísseis – https://br.sputniknews.com/defesa/2021101018109145-taiwan-inicia-construcao-de-2-corveta-da-classe-tuo-chiang-equipada-com-misseis/.

 

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.