F:\PRODUÇÕES\2020\MJ - JUL 20\SUL A SAQUE - 05..jpg
América LatinaArtículosDestacadosEsclavitudImperialismo e Internacionalismo

¡EL SUR PARA SERVIR!

O SUL A SAQUE!

“O espelho histórico e antropológico que é visível nos ambientes humanos sujeitos à insularidade do Caribe, é prova insofismável que em relação ao sul, o norte civilizado jamais encontrou capacidades correspondentes às obrigações de respeito para com a humanidade e para com o planeta, antes gerou linhas divisórias de apartheid e persistente alienação e formatação, chegando ao extremo de, sem vergonha, ali onde não havia separação por via do mar, se assumirem inequivocamente como construtores inveterados de barreiras, de obstáculos e de muros, numa dimensão jamais antes experimentada, nem nos tempos da muralha da China.”

In “ESTADO DO MUNDO”https://frenteantiimperialista.org/blog/2019/03/11/estado-do-mundo/

01– Menos dum ano depois da publicação do “ESTADO DO MUNDO”, a avassaladora crise global está aí, mostrando as vísceras da barbárie, destapando monstros históricos, derrubando estátuas, multiplicando actos de cínica contrição, expondo a incapacidade humana para fazer frente a uma pandemia-mutante que é o resultado último dum “feitiço que se voltou contra o próprio feiticeiro”… (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/03/estado-do-mundo.html).

Mesmo assim vale tudo para que continuem as mesmas práticas de conspiração contra o sul global e contra a emergência que escapa entre os dedos aos processos tecidos pela construção bárbara do império da hegemonia unipolar! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/o-roubo-consumado.html).

Na IIIª Guerra Mundial contra o sul do Não Alinhamento activo e a emergência multipolar, os modelos de guerra psicológica de 6ª geração permitem-se, em função das novas tecnologias sob tutela da aristocracia financeira mundial, a gerir subvertendo até os contenciosos históricos, sociológicos e antropológicos mais críticos, como por exemplo o papel de cada um dos aliados na IIª Guerra Mundial!… (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/eis-o-4-de-julho-eis-festa-nos-eua.html; https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/eua-cantem-lhes-os-nomes.html; http://www.patrialatina.com.br/75o-aniversario-da-grande-vitoria-responsabilidade-partilhada-frente-a-historia-e-ao-nosso-futuro/).

As doses de cinismo e subversão atingiram o apogeu e, sob os nossos olhos do sul, são carne viva no Médio Oriente Alargado, em África, na América Latina, no Caribe, pois “AÍ ESTÁ A IIIª GUERRA MUNDIAL”!… (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/01/esta-ai-iii-guerra-mundial.html; https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/01/11/ahi-esta-la-iii-guerra-mundial/).

Por todo o lado onde haja matérias-primas para explorar a baixo custo ou mesmo a custo zero (conforme à trajectória do valor do barril de petróleo) e excedentes de mão-de-obra barata inconscientes do estatuto que sobre eles recai como um velado jugo entre ilusões e alienações multiplicadas até ao infinito, as bárbaras práticas de conspiração engolem as espectativas raquíticas de civilização que aspiram a outro tipo de relacionamentos entre os estados, as nações e os povos da Terra! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2019/01/07/africa-dilecto-alvo-neocolonial/).

02– Ao voltarmos ao Caribe e ao CARICOM, volta-se à exposição dessas páticas de conspiração, agora acompanhadas com a cínica e lamurienta retórica de nossos dias, que urge também por causa disso continuar a radiografar e a destapar! (https://caricom.org/; https://today.caricom.org/).

Símbolo do CARICOM

Símbolo do CARICOM

O CARICOM perfaz 47 anos procurando defender e integrar as pequenas nações insulares que são depósitos de afrodescendentes que herdaram do tráfico de escravos o castigo não só do isolamento, mas duma cultura de precaridade e abandono que o poder dominante do império da hegemonia unipolar e de seu cortejo de vassalos faz recair sobre a sua própria margem sul!… (https://today.caricom.org/2020/07/04/caricom-day-2020-message-from-secretary-general-ambassador-irwin-larocque/#).

O seu isolamento é tanto mais evidente que não há sequer a observação da União Africana e a presença africana limita-se a representações do Botswana e da África do Sul, ou seja a presença de estados que não sofreram o peso da sangria do tráfico de escravos para as Américas! (https://caricom.org/plenipotentiary-reps.pdf).

A aspiração a um outro tipo de relacionamentos está patente em todos os povos que constituem o CARICOM, que reclamam por justiça por via da solicitação contínua de compensações que não são mais senão o ressarcir de direitos humanos face aos infortúnios que advêm do passado de escravatura e colonialismo! (https://caricom.org/caricom-reparations-commission-steps-up-advocacy-for-reparatory-justice/; https://uwitv.org/).

Compensações devidas aos micro-estados do CARICOM, uma luta permanente

Compensações devidas aos micro-estados do CARICOM, uma luta permanente

A pirataria está a ser disseminada no espaço do Golfo do México e Mar do Caribe, começando pelos alvos dilectos, que são as resistências de Cuba, da Venezuela e da Nicarágua!… (https://www.newshub.co.nz/home/world/2020/07/venezuela-accuses-uk-of-piracy-after-court-gifts-gold-reserves-to-opposition.html; https://www.gov.uk/government/collections/uk-sanctions-on-venezuela).

Constate-se o exemplo “disparado” contra a Venezuela!… (https://www.saberesafricanos.net/noticias/opinion/5602-tres-claves-para-entender-que-pasa-con-los-recursos-confiscados-por-ee-uu-a-venezuela.html).

A luta dos povos da região encontra um norte entrincheirado nos labirintos de colonialismo mental que é inerente ao estado de decrépito capitalismo com que se erigiu o bárbaro império da hegemonia unipolar, um norte que face à crise, se desfaz em hipocrisias e aberrações sem limites! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/07/04/imperio-equivocado/).

Esse mesmo norte é um palco de contradições que se vão inexoravelmente radicalizando, por que nunca se buscaram soluções e, crise após crise, os contenciosos antigos, como vulcões adormecidos, acabam por entrar em erupção!… (http://www.hispantv.com/noticias/ee-uu-/470595/marchas-black-lives-matter-racismo-trump; https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/afro-americanos-marginalizados.html).

03– O Reino Unido de Sua Majestade Britânica, é um expoente do cinismo histórico, sociológico e antropológico herdado do seu próprio império colonial, quando tantas responsabilidades tem sobre a região CARICOM e isto apesar da sua representação diplomática na Organização!

Face à onda de actos de contrição que vão ocorrendo um pouco por todo o norte que não levou a cabo factualmente a sua descolonização mental, conheceu-se há poucos dias uma avaliação sobre a dívida contraída pelo Reino Unido a fim de ressarcir aos escravocratas há 180 anos: (https://outraspalavras.net/descolonizacoes/reino-unido-endividou-se-para-proteger-escravocratas/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=o_melhor_da_semana_as_miragens_de_que_se_vale_a_ultradireita_precarios_de_todos_os_paises_uni_vos_boaventura_a_universidade_pos_pandemica&utm_term=2020-07-05).

O Reino Unido ressarciu os escravocratas e não quer assumir compensações para com as nações insulares do Caribe

O Reino Unido ressarciu os escravocratas e não quer assumir compensações para com as nações insulares do Caribe

“Em 2015, Tesouro britânico quitou dívida colossal — 23 vezes o valor usado para criar o sistema de saúde público. Empréstimo, contraído no século XIX, foi usado para indenizar elites após fim da escravidão — que sustentam poder até hoje.

Conforme relembrou recentemente o jornal britânico The Telegraph, somente em fevereiro de 2015, o governo do Reino Unido, à época liderado pelo conservador David Cameron, finalmente terminou de pagar uma dívida descomunal de origem vergonhosa, contraída 180 anos antes.

Tratava-se da liquidação dos últimos pagamentos referentes a um imenso empréstimo contraído em 1835, pelo tesouro britânico, e que teve como objetivo indenizar proprietários de empresas agrárias nas colônias caribenhas que tiveram “perdas de propriedades” a partir da abolição da escravidão.

Calculadas a partir do número de “propriedade perdidas”, isto é, mulheres, homens e crianças libertas, as indenizações foram oficializadas em 1837, através da promulgação do Slave Compensation Act (Ato de Compensação Escravocrata, em tradução livre), cinco anos após a aprovação da abolição da escravidão, em 1833, pelo parlamento inglês e pelo rei William IV.

Para indenizar os quase 47 mil proprietários de escravos que se sentiram prejudicados pelo fim do regime servil, o governo britânico tomou emprestado 20 milhões de libras esterlinas, o que segundo estimativas representava cerca de 40% do orçamento do Estado britânico para o ano de 1833.

O valor do empréstimo foi tão colossal para o período que o governo britânico precisou arrecadar tal quantia junto ao mercado financeiro, vendendo títulos do tesouro sob condições bastante incomuns. O prazo de maturação daqueles títulos, isto é, quando eles poderiam ser pagos pelo tesouro britânico foi algo como 120 anos. Isso significou que o tesouro britânico começou a desembolsar os primeiros pagamentos somente a partir de 1957”

Os mesmos que pagaram a dívida aos escravocratas no Reino Unido multiplicam argumentos procurando esquivar-se a assumir qualquer compromisso em relação à Comissão de Reparações do CARICOM!… (https://actualidad.rt.com/actualidad/view/101181-caribe-pide-indemnizaciones-europa-esclavitud; https://today.caricom.org/2020/06/19/sorry-is-not-enough-caribbean-states-say-of-british-slavery-apologies/).

… Simultaneamente tonaram-se piratas do ouro da Venezuela!… (https://www.bbc.com/news/world-latin-america-52733299; https://www.handsoffvenezuela.org/).

04– A hostilização que o império tece em relação a Cuba Martiana, à Venezuela Bolivariana e à Nicarágua Sandinista, revoluções que ocorrem em estados situados na bacia do Caribe, atinge por tabela os micro-estados do CARICOM, com efeitos directos e indirectos por inventatiar e isso por causa de serem essas três revoluções extraordinariamente activas nos relacinamentos justos que procuram assumir em toda a tão extraordinariamente sensível região e em relação ao colar de povos tão vulneráveis! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/06/26/nicaragua-i/; https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/06/30/nicaragua-ii/; https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/07/08/nicaragua-y-iii/).

Mercenarismo e uma contínua injecção de mercenários por toda a região, correspondem ao bloqueio, às sanções e à pirataria do império anglo-saxónico

Mercenarismo e uma contínua injecção de mercenários por toda a região, correspondem ao bloqueio, às sanções e à pirataria do império anglo-saxónico

Um sinal evidente de desgaste das posições do império advém das próprias comemorações do 4 de Julho de 2020 em Washington e do teor das mensagens do próprio Presidente Donald Trump, incendiando a complexa sociedade dos Estados Unidos em ano de eleições! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/trump-alimenta-e-agrava-tensoes.html).

Em relação a Cuba, à Venezuela e à Nicarágua (todos com representações no CARICOM) o bloqueio, as sanções e as ingerências de toda a ordem que têm sido levados a cabo durante décadas, juntam-se ao isolamento, ao depaupramento e às vulnerabilidades desses países habitados sobretudo por afrodescendentes, imediatamente a sul do território dos Estados Unidos!

Essa é uma das razões da decisão bolivariana de reactivar o PETROCARIBE, 15 anos depois da sua proclamação pelos Comandantes Hugo Chavez e Fidel de Castro, apesar da presente conjuntura sujeita ao bloqueio, às sanções e à pirataria do império anglo-saxónico! (http://www.correodelorinoco.gob.ve/hace-15-anos-surgio-petrocaribe-creacion-del-comandante-chavez/; http://www.correodelorinoco.gob.ve/presidente-maduro-ratifica-fortalecimiento-de-petrocaribe/).

A iniciativa PETROCARIBE, impulsinada pela Venezuela Bolivariana sobretudo por via do âmbito da ALBA-TCP, já leva 15 anos em socorro dos estados que compõem o CARICOM.

A iniciativa PETROCARIBE, impulsinada pela Venezuela Bolivariana sobretudo por via do âmbito da ALBA-TCP, já leva 15 anos em socorro dos estados que compõem o CARICOM.

Os sinais de resistência e independência são todavia farois que dão alento até aos micro-estados componentes do CARICOM, numa altura em que a Venezuela perfez 209 anos!… (http://www.correodelorinoco.gob.ve/5-de-julio-nuestros-libertadores-nunca-dudaron-en-su-empeno-por-liberar-estas-tierras-de-las-cadenas/).

… Agora é possível comparar o que foi ressarcido aos escravocratas de há 180 anos com as compensações que os membros do CARICOM têm vindo a reclamar em vão!

Civilização e barbárie estão expostos desde este SUL A SAQUE para dentro dos próprios Estados Unidos e as linhas que sustentam o monstro e suas monstruosidades nenhuma barreira natural ou atificial poderá conseguir apagar da visibilidade por dentro da própria sociedade estado-unidense e global!

Martinho Júnior.

Luanda, 7 de Julho de 2020

Comments are closed.